O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das provas mais desafiadoras para os estudantes do Brasil. Além de avaliar o conhecimento em diversas áreas do ensino médio, o exame também exige dos participantes uma habilidade fundamental: a escrita. E isso se deve, principalmente, à prova de redação do ENEM.

A redação do ENEM é um desafio para muitos estudantes. Afinal, não basta apenas ter um bom conhecimento da língua portuguesa, é preciso estar preparado para escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual e muitas vezes polêmico.

Por isso, é fundamental estar atento às perspectivas, temas e estratégias que podem ser abordados na redação do ENEM 2015. Com base nas edições anteriores, e nas tendências atuais, é possível fazer algumas apostas para o que pode vir a ser o tema da redação.

Entre as perspectivas mais prováveis para a redação do ENEM 2015, estão: a questão da sustentabilidade, a relação entre tecnologia e sociedade, a crise hídrica, o papel da mulher na sociedade, entre outros temas atuais e controversos. Esses assuntos exigem muita reflexão crítica e possuem grande relevância social, o que faz deles ótimas opções como temas da redação.

Além disso, é preciso estar preparado para a estrutura da redação, que deve seguir o padrão dissertativo-argumentativo. Para isso, é importante estruturar a sua produção textual em três partes: a introdução, a parte argumentativa e a conclusão. Na introdução, é importante apresentar o tema e a ideia central do texto. Na parte argumentativa, desenvolva as suas ideias com argumentos sólidos e estruturados, que possam convencer o leitor. Já na conclusão, é importante fazer uma síntese do texto, retomando a ideia central, e apresentar uma proposta de solução para os problemas abordados no seu texto.

Outra dica importante para a redação do ENEM é estar por dentro dos principais acontecimentos do país e do mundo, e ler muito para se manter atualizado sobre os assuntos mais relevantes da atualidade. Ainda, é fundamental treinar a escrita, fazendo muitos exercícios de produção textual e redação. Dessa forma, você estará preparado para encarar a redação do ENEM 2015 e obter uma boa nota.

Em resumo, é preciso estar preparado tanto para a estrutura da redação quanto para o tema que pode ser abordado na prova. Investindo na leitura e na escrita, e ficando atento às últimas notícias, você estará afiado para a prova e poderá se sair muito bem. Boa sorte!